PIROGRAVURAS


A necessidade de sobreviver fazendo arte levou-me a buscar alternativas. Da mesma forma como aconteceu com as demais modalidades a pirogravura (gravura feito a fogo, normalmente em couro), surgiu da necessidade de complementar minha renda. De 1981 a 1984, eu estava vivendo um período difícil financeiramente e esta modalidade chegou bem na hora. Tive problemas com a fumaça oriunda da química do couro que provocava uma tosse insuportável além de prejudicar a visão. Eu tinha dor de cabeça diariamente,  mas, apesar de comprometer minha saúde e várias noites do meu sono, não posso negar que a pirogravura me ajudou a atravessar o deserto da escassez e das dificuldades. É como se diz: tudo tem seu preço! Foram dois anos de trabalho para Alemanha e para Grécia, com vários temas sobre o Brasil e os dois países em questão. Esse período acrescentou ao meu currículo mais um prova de resistência, perseverança e determinação para continuar sobrevivendo com meus próprios recursos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário